12 de abril de 2014

Lua Sangrenta


Um ECLIPSE LUNAR TOTAL  de magnitude penumbral de 2,31 e umbral de 1,29 irá ocorrer em 15 de abril de 2014, será visível em algumas partes do mundo: ( Leste da Austrália, no Pacífico e nas Américas, ou seja, de todo o Brasil. ) Ainda será possível ver Marte um pouco maior do que habitualmente.

O eclipse começará às 01:54h, o máximo irá ocorrer a 04:46 quando a Lua atinge uma altitude de 22 °; este evento vai chegar ao fim às 07:38 da manhã horário de Brasília, ou seja, o final ocorrerá de dia e não será possível vê-lo.





A imersão da sombra terrestre na lua, para moradores do fuso -3h (correspondente ao horário de Brasília) ocorrerá a partir da 3:00 da manhã, com a lua aproximadamente a 45 graus de elevação em relação ao horizonte. Às 04:00 ela já estará completamente eclipsada, e terá, como companheiros no céu, Spica (α Vir) e Marte, já em direção ao horizonte oeste. A sombra começará a sair da superfície da lua a partir de 05:26. É importante notar que o final do eclipse não será visível no Brasil.

O mais interessante da ocorrência desse eclipse é o escurecimento do céu, que permitirá ver a olho nu estrelas que são bastante ofuscadas com a presença da lua cheia. Também brilhante será a presença de Marte, com mag. -1,4, já passada a data de oposição.




Por que lua sangrenta?


Mesmo que a Terra bloqueie todos os raios do sol, a luz do astro se inclina ao redor da borda da Terra, e essa luz é refletida na lua. O tom avermelhado vem dos raios de luz indiretos que estão sendo filtrados pela nossa atmosfera – o mesmo efeito visual que faz um pôr do sol marcante. A nossa atmosfera funciona como um filtro, removendo a maioria da luz de cor azul, deixando apenas a luz vermelha e laranja que enfeitam a superfície da lua. Ainda assim, a cor não é estática. A lua pode mudar várias vezes durante as diferentes fases do eclipse, que vão de um cinza inicial ao laranja e âmbar. O brilho das cores também pode ser afetado pelas condições atmosféricas. Partículas extras na atmosfera, como as de uma erupção vulcânica recente, poderiam fazer com que a lua parecesse um tom mais escuro de vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar

Marcadores

2020 Abell 1689 Acidentes África AIDS Alemanha Alquimia Animais Ano Novo Antártida Anunnakis Aplicativos Internet Grátis Aquecimento Global Argentina Arqueologia Arqueologia Proibida Astronomia Atlântida Austrália Aviação Bizarro Boatos Bomba Boriska Brasil Bruxaria Bulgária Canadá Canibalismo Cavernas China Chupa-Cabra Cidade Fantasma Civilizações Codex Gigas Combustão Espontânea Comunicados e Atualizações Conselho dos Nove Conspirações Contos De Terror Coronavírus Criaturas Croácia Crop Circles Curiosidades Deep Web Dengue Descobertas Desmascarando a Bíblia Dinossauro Documentários Doenças Drogas Druidas Duendes Economia Egito El Dorado Elemento 115 Espiritualidade Esquizofrenia EUA Fantasmas Filmes Fim Do Mundo Física Fobias Fractais Geologia Gigantes Grande Grimório Gravidez Guerras HAARP Hacker Halloween Hipnose História Holanda Ilha De Páscoa Illuminatis Ilusão de óptica Indonésia Inglaterra Internet Grátis Inutilidades Invenções Irã Israel Itália Japão Kryptos Lago Vostok Lao Tsé Lemúria Lendas Linhas de Ley Listas Livros Lobisomem Lua Lugares Assombrados Maconha Magia Magia Negra Marte Massacre Medicina Meditação Melhores Posts Melquisedec Memória Akáshica Merlin Meteorologia México Missing Time Mistérios Mitologia MKUltra Monstros Marinhos Mundo Música Natal Natureza Navio Fantasma Nazismo Nibiru Notícias Nova Zelândia Origens Os Mundos Habitados Paleontologia Paquistão Paranormal Páscoa Peru Pirâmides Polônia Popocatépetl Postagens do Facebook e Twitter Psiphon Religião Rússia Saturno Sexta-Feira 13 Sobrenatural Sociedades Secretas Sol Sonho Lúcido Stonehenge Tags Tatuagens Tecnologia Teorias Terra Terra Oca TOC Triângulo das Bermudas Ufologia Viagem Temporal Vídeos Vimanas Xamanismo