29 de julho de 2013

E se a Terra tivesse anéis como os de Saturno?



                                 

Temos a sorte de nosso planeta ter uma lua grande em órbita não muito distante, o que torna as noites muitos bonitas. Contudo, o céu seria muito mais espetacular se nosso planeta tivesse um sistema de anéis como o de Saturno.


Apesar de eu não acreditar muito nisso, o texto fonte deste artigo afirma que a Terra já teve um sistema de anéis. Quando o planeta Thea se colidiu com o nosso há bilhões de anos, uma quantidade titânica de material foi destruída no espaço. Parte dele entrou em órbita da Terra, formando um anel de detritos que eventualmente se fundiram e formaram a Lua que vemos hoje.


Em 1848, o matemático francês Edouard Roche calculou que, se um grande satélite se aproximar muito de um planeta, ele  seria dilacerado pela força gravitacional do planeta, uma vez que uma lua tende a ser muito menor. Cada planeta tem o que é chamado limite de Roche, e os anéis de Saturno estão inteiramente dentro desse limite. Quanto maior é um planeta, maior é sua gravidade, e quanto maior é a gravidade, maior é o limite de Roche.


Alguns astrônomos acreditam que os anéis de Saturno são o material que não foi capaz de formar uma lua porque se encontrava dentro do limite de Roche do planeta. A atração gravitacional de Saturno evita que partículas se aglomerem para formar uma lua. Outra teoria sugere que há dezenas de milhões de anos atrás, na época que os dinossauros vagavam pela Terra, Saturno não possuía anéis. Estes se formaram quando uma ou mais luas foram atraídas pela força gravitacional do planeta, o que teria despedaçado os satélites em minúsculas partículas que formam os anéis hoje.


Qualquer um desses cenários poderia ter produzido um sistema de anéis ao redor de nosso planeta. Pouco importa, pois se perguntar como a Terra seria se tivesse anéis é apenas um exercício de imaginação.


Veja abaixo algumas ilustrações retratando o céu da Terra se esta tivesse anéis como o de Saturno:




Se você estiver olhando no mesmo plano dos anéis (em regiões equatoriais), tudo o que você veria seria uma linha brilhante vertical no céu. Abaixo estão os anéis vistos a partir de Quito, no Equador.



Se você viajar um pouco e for para a Guatemala, os anéis passariam a se espalhar pelo céu, iluminando o lado escuro da Lua, devido ao aumento da luz solar sendo refletida pelos anéis.


 Movendo-se para a Polinésia, ou algum ponto do Trópico de Capricórnio, um panorama de 180º nos dá uma ideia da magnífica vista dos anéis. A forma oval no meio do anel é a sombra da Terra. A borda da sombra é tingida com um tom alaranjado devido a passagem da luz solar pela atmosfera do planeta.


 Aqui temos a visão de Washington (EUA)






No Círculo Polar Ártico, os anéis mal chegam acima do horizonte. Visto de Nome, no Alasca, os anéis brilhantes iluminam a paisagem árida pouco mais do que uma lua cheia. Ao contrário do sol ou da lua, no entanto, os anéis estão sempre visíveis, dia ou noite, sempre exatamente no mesmo lugar.

Um comentário:

  1. Muito massa, mas a poluição iria apagar o espetáculo assim como apaga as estrelas e a mancha da Via Láctea.

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar

Marcadores

2020 Abell 1689 Acidentes África AIDS Alemanha Alquimia Animais Ano Novo Antártida Anunnakis Aplicativos Internet Grátis Aquecimento Global Argentina Arqueologia Arqueologia Proibida Astronomia Atlântida Austrália Aviação Bizarro Boatos Bomba Boriska Brasil Bruxaria Bulgária Canadá Canibalismo Cavernas China Chupa-Cabra Cidade Fantasma Civilizações Codex Gigas Combustão Espontânea Comunicados e Atualizações Conselho dos Nove Conspirações Contos De Terror Coronavírus Criaturas Croácia Crop Circles Curiosidades Deep Web Dengue Descobertas Desmascarando a Bíblia Dinossauro Documentários Doenças Drogas Druidas Duendes Economia Egito El Dorado Elemento 115 Espiritualidade Esquizofrenia EUA Fantasmas Filmes Fim Do Mundo Física Fobias Fractais Geologia Gigantes Grande Grimório Gravidez Guerras HAARP Hacker Halloween Hipnose História Holanda Ilha De Páscoa Illuminatis Ilusão de óptica Indonésia Inglaterra Internet Grátis Inutilidades Invenções Irã Israel Itália Japão Kryptos Lago Vostok Lao Tsé Lemúria Lendas Linhas de Ley Listas Livros Lobisomem Lua Lugares Assombrados Maconha Magia Magia Negra Marte Massacre Medicina Meditação Melhores Posts Melquisedec Memória Akáshica Merlin Meteorologia México Missing Time Mistérios Mitologia MKUltra Monstros Marinhos Mundo Música Natal Natureza Navio Fantasma Nazismo Nibiru Notícias Nova Zelândia Origens Os Mundos Habitados Paleontologia Paquistão Paranormal Páscoa Peru Pirâmides Polônia Popocatépetl Postagens do Facebook e Twitter Psiphon Religião Rússia Saturno Sexta-Feira 13 Sobrenatural Sociedades Secretas Sol Sonho Lúcido Stonehenge Tags Tatuagens Tecnologia Teorias Terra Terra Oca TOC Triângulo das Bermudas Ufologia Viagem Temporal Vídeos Vimanas Xamanismo