Esta imagem revela algo bizarro sobre o nosso universo primordial. Em grande escala, há maiores variações de temperatura para a direita do que para a esquerda.
Poderíamos estar vendo a colisão de nosso universo com um outro universo? Alguns físicos pensam que sim.
Esta é uma das várias imagens da radiação cósmica de fundo produzida pelo telescópios espaciais. Isso mostra como nosso universo era pouco depois de nascer.
Se o nosso universo se chocou com um um vizinho durante um surto de crescimento em seu primeiro segundo, a colisão teria deixado uma marca.
A imagem, lançada por astrônomos em março, confirmou o que uma imagem anteriormente havia sugerido: a assimetria entre as duas metades do cosmo, algo que não deveria existir.
Com poucas pistas sobre o que aconteceu nos primeiros momentos do universo, o físico Matthew Kleban, da Universidade de Nova York, está entre as dezenas de cosmólogos teóricos tentando formar uma história da origem cósmica com uma nova evidência.
“Quando há uma colisão, há uma espécie de onda de choque que se propaga em nosso universo”, disse Kleban. Essa onda de choque – se isso é o que a imagem mostra – seria uma evidência em favor da hipótese do multiverso, uma conhecida teoria de que o nosso é um dos infinitos universos que borbulham em um multiverso.
A maioria dos cosmólogos são rápidos em admitir que podem estar seguindo uma pista falsa.
“Este é um jogo de alto risco”, disse Marc Kamionkowski, professor de física e astronomia da Universidade Johns Hopkins, que propôs vários novos modelos para explicar a assimetria entre as duas metades do universo. “Nós realmente gostaríamos de saber mais sobre como nosso universo surgiu, mas a natureza não nos deixou muitas pistas.”
A assimetria “pode ser um acaso estatístico”, segundo Kamionkowski, ou “realmente pode ser a ponta do iceberg.”
Fonte: http://misteriosdomundo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar