14 de junho de 2013

A Mensagem de Arecibo

        

A mensagem de Arecibo foi enviada ao espaço com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre, informações sobre o planeta Terra e a civilização humana em 1974, pelo maior rádio telescópio do mundo, que fica em Arecibo está situado numa cratera de um vulcão extinto e é a principal ferramenta de procura de vida extraterrestre e é controlado pelo SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence – em português, Procura de Vida Extra-Terrestre Inteligente). Ora bem, ele está ligado 24 horas por dia, apontado a galáxias como a nossa na esperança de um contato.

Como teste inaugural, foi decidido pelo SETI transmitir uma mensagem codificada para o universo. Este sinal foi direcionado para o agrupamento globular estelar M 13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules. A mensagem foi transmitida exatamente em 16 de Novembro de 1974, e consistia-se em 1679 impulsos de código binário que levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 Mhz. O sinal enviado foi tão forte que um radiotelescópio como o de Arecibo seria capaz de detectá-la em qualquer lugar da nossa galáxia.


Como funcionava o sinal

1679 dígitos 
Escolheu-se enviar 1679 dígitos pois esse número é um número semiprimo, isto é, o produto de apenas dois números primos. No caso, 1679 é o produto de 23 e 73. A ideia foi escolher um semiprimo para que um eventual receptor pudesse deduzir que os sinais formam uma matriz bidimensional.

Codificação
Com o objetivo de entender a mensagem codificada na transmissão, é essencial compreender o código binário. Ele é actualmente muito mais simples que a nossa base 10, o sistema decimal. Onde na base 10 nós contamos de 1 até 9 e depois elevamos 1 em colunas de 10′s e começamos novamente em colunas unitárias, até termos 9 na coluna dos 10′s e começamos novamente com as unidades.

Então temos que carregar 1 dentro das colunas dos 100′s e começar novamente nos 10′s e nas colunas unitárias e assim por diante. No sistema binário cada coluna sobe em potência de 2, ainda que as colunas são unidades, 2′s, 4′s, 8′s, 16′s etc. Porque nós podemos agir em 1′s e 0′s, nós rapidamente movemos acima as colunas – porque assim que excedemos 1 nós corremos na próxima coluna.


Decodificando a mensagem original
                                Part 1 — Os números de 1 a 10
A mensagem original compreendia diversas "seções", cada uma representando um particular aspecto da nossa civilização. No topo havia a representação binária do número um até o número dez, mostrando os números oito, nove e dez como duas colunas. Isto mostra a qualquer um que decifrar a mensagem que nós podemos especificar que números grandes demais para serem escritos numa linha podem ser elevados à potência.


DNA elementos
                                  Part 2 — Os elementos primários para a vida (DNA)
A próxima secção contem os valores binários 1, 6, 7, 8 e 15 que indicam os números atómicos dos elementos primários para a constituição da vida na Terra: Hidrogénio (H), Carbono (C), Nitrogénio (N), Oxigénio (O) e Fósforo (P) respectivamente.


Nucleotídeos
                                         Part 3 — The nucleotides of DNA
A seção maior das três colunas, representa as fórmulas para os açúcares e bases para os nucleotídeos do DNA.


Dupla hélice
                                          Part 4 — O DNA dupla hélice
Abaixo disto, havia a representação gráfica da nossa "dupla hélice" do DNA ao lado de uma "barra vertical" que indica o número dos nucleotídeos no DNA.


Humano

Diretamente abaixo da dupla hélice do DNA está uma pequena representação de nós, humanos, com um corpo e dois braços e duas pernas (como um homem esticado). Na direita está um valor binário da população da terra. Isto pode ser calculado como 4,29 bilhões, que era a população mundial aproximada nos idos de 1974.
No lado esquerdo da forma humanóide existe um número binário correspondente à altura do ser humano. Pelo fato de não podermos usar "medidas humanas" (como pés e polegadas) a altura é representada em "unidades de comprimento de onda".


Part 5 — Forma Humana, altura e população

Como mencionado antes, a atual mensagem foi transmitida em 2.380 MHz. Para converte-la no seu comprimento de onda nós dividimos por 300, para obter um comprimento de onda em metros.
300 / 2380 = 0,12605042 m = 12, 6 cm. Esta é nossa "unidade de comprimento de onda" Do código para a altura de um humano, nós podemos ver que o valor é 1110 em binário, ou 14 em decimal. Se multiplicarmos 14 pela nossa unidade de comprimento de onda (12,6) nós obtemos 176,4 cm, ou aproximadamente 1,76 m que é a altura média dos humanos.


Planetas
                                      Part 6 — O Sol e os planetas
Na próxima secção está a representação simplificada do nosso Sistema Solar --- onde nós vivemos Ele mostra o Sol e nove planetas, numa representação aproximada de tamanhos. Deixando representado que o terceiro planeta --- a Terra - é significativo em relação aos outros.


Radiotelescópio
                                       Part 7 — Rádiotelescópio Arecibo
A última seção indica a origem da mensagem por si própria.O rádio telescópio de Arecibo, que é a estrutura curvada. Abaixo disto, nas ultimas duas linhas da mensagem, outro número binário. Desta vez é 100101111110 (cortado em duas linhas no centro) e igualado a 2430 em decimal.
Novamente, usando nossa universal "unidade de comprimento de onda" nós obtemos: 2430 x 12,6 cm = 30.618 cm (306,18 m) ou aproximadamente 1.000 pés, que é o diâmetro do prato da antena de Arecibo.


A Resposta

Em 21 de agosto de 2001 (26 anos e 8 meses depois), foram encontrados dois desenhos nas plantações perto do radiotelescópio de Chilbolton, Hampshire. 



Apesar das controvérsias, um desses desenhos lembrava muito a mensagem enviada em 1974, porém, havia algumas particularidades no mesmo. Veja:

                     



Desenho do ano anterior, 2001, também próximo à Chilbolton
                               
A imagem da antena no fim dos códigos foi comparada com uma imagem de plantação que surgiu em 2001. Custou a ligarem uma coisa a outra, mas por fim a de 2001 foi entendida quando veio a de 2002 em resposta a mensagem de 1974!

Talvez, em um futuro próximo, ou não, as respostas para tanto mistério venha do próprio espaço sideral, na forma de um contato mais direto, claro e profundo dos ocultos habitantes das estrelas.

E você o que acha de tudo isso? Comente!

Fontes: AhDuvido, Wikipédia, Ufologia em busca da verdade.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Esse era o tipo de coisa incrível que eu estava procurando

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar

Marcadores

2020 Abell 1689 Acidentes África AIDS Alemanha Alquimia Animais Ano Novo Antártida Anunnakis Aplicativos Internet Grátis Aquecimento Global Argentina Arqueologia Arqueologia Proibida Astronomia Atlântida Austrália Aviação Bizarro Boatos Bomba Boriska Brasil Bruxaria Bulgária Canadá Canibalismo Cavernas China Chupa-Cabra Cidade Fantasma Civilizações Codex Gigas Combustão Espontânea Comunicados e Atualizações Conselho dos Nove Conspirações Contos De Terror Coronavírus Criaturas Croácia Crop Circles Curiosidades Deep Web Dengue Descobertas Desmascarando a Bíblia Dinossauro Documentários Doenças Drogas Druidas Duendes Economia Egito El Dorado Elemento 115 Espiritualidade Esquizofrenia EUA Fantasmas Filmes Fim Do Mundo Física Fobias Fractais Geologia Gigantes Grande Grimório Gravidez Guerras HAARP Hacker Halloween Hipnose História Holanda Ilha De Páscoa Illuminatis Ilusão de óptica Indonésia Inglaterra Internet Grátis Inutilidades Invenções Irã Israel Itália Japão Kryptos Lago Vostok Lao Tsé Lemúria Lendas Linhas de Ley Listas Livros Lobisomem Lua Lugares Assombrados Maconha Magia Magia Negra Marte Massacre Medicina Meditação Melhores Posts Melquisedec Memória Akáshica Merlin Meteorologia México Missing Time Mistérios Mitologia MKUltra Monstros Marinhos Mundo Música Natal Natureza Navio Fantasma Nazismo Nibiru Notícias Nova Zelândia Origens Os Mundos Habitados Paleontologia Paquistão Paranormal Páscoa Peru Pirâmides Polônia Popocatépetl Postagens do Facebook e Twitter Psiphon Religião Rússia Saturno Sexta-Feira 13 Sobrenatural Sociedades Secretas Sol Sonho Lúcido Stonehenge Tags Tatuagens Tecnologia Teorias Terra Terra Oca TOC Triângulo das Bermudas Ufologia Viagem Temporal Vídeos Vimanas Xamanismo