Você deu uma olhada nas duas imagens acima e certamente achou que elas parecem ligeiramente diferentes, não é?
De fato, elas parecem ser fotos de uma mesma rua, tiradas em ângulos ou alturas distintas.
Porém, elas são exatamente a mesma imagem; nenhuma das duas foi editada de qualquer forma.
Essa ilusão de ótica bizarra deixou a internet em polvorosa, discutindo o que poderia estar acontecendo em nossos cérebros, que insistem em enxergar diferença onde não há.
Teorias
Para provar que estamos realmente tratando de imagens idênticas, o usuário do Reddit Shroffinator decidiu rotulá-las e colocá-las uma em cima da outra:
Como a maioria das ilusões óticas, o efeito dessa foto se resume ao funcionamento do nosso cérebro.
O usuário do Reddit All-Cal ofereceu a seguinte teoria sobre essa ilusão: “É porque as duas ruas se juntam no fundo das fotos. Seu cérebro tenta perceber isso como uma imagem de uma estrada bifurcada e, portanto, a rua na foto à esquerda parece estar em um ângulo diferente do que a rua na foto à direita”.
Já o portal The Daily Mail comparou esse efeito com a famosa ilusão de ótica “Café Wall”, primeiramente observada pelo professor de neuropsicologia Richard Gregory. Nesta ilusão, as linhas horizontais de uma imagem são perfeitamente retas e paralelas, mas parecem estar inclinadas:
Enxergamos linhas diagonais por causa da forma como os neurônios do nosso cérebro interagem. Diferentes tipos de neurônios reagem à percepção de cores escuras e claras. Logo, por conta da forma como os quadrados claros e escuros são posicionados, diferentes partes das linhas parecem escurecidas ou iluminadas na nossa retina, criando uma percepção incomum da imagem.
Mesmo que a foto duplicada da rua não seja tão “preta e branca” quanto o padrão de quadrados da ilusão “Café Wall”, nosso cérebro pode ser similarmente enganado. As imagens, quando postas lado a lado, possuem linhas verticais que podem ser comparadas por nosso cérebro, fazendo com que a da direita pareça estar em um ângulo inclinado em relação à da esquerda.
Fonte: www.sciencealert.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar