27 de fevereiro de 2013

O HOMEM QUE ESTÁ SEM COMER E NEM BEBER NADA À 73 ANOS




Para o indiano Prahladbhai Jani, não tem comida ruim. Nem boa. Ele está com 84 anos e diz que não come desde os 11. Isso mesmo: ele garante que faz 73 anos que não coloca nada na boca. Nem ao menos uma gota de água. Aliás, ele não se lembra do que comeu pela última vez. E ainda assim mantém a saúde física e mental em perfeito estado. 


Jani afirma que saiu de casa aos 7 anos e ficou vagando nas florestas de Narmada, na Índia. Aos 11, diz ter tido uma experiência sobrenatural e virou seguidor da deusa hindu Amba. Para homenageá-la, ele se veste com uma túnica vermelha (típica de mulheres devotas), pulseiras, anel no nariz e flores nas longas madeixas. Em troca, a deusa Amba o sustenta com uma gosma invisível que "surge" do céu da boca. Uma espécie de elixir da longa vida. Jani passou os últimos 40 anos meditando numa caverna do estado indiano de Gujarat. Lá ele é conhecido como Mataji ("Mãe"), numa alusão à sua deusa protetora. 

Bem, você dirá, isso é o que ele conta. Será verdade que o sujeito não come nem bebe há décadas? A história parece mesmo absurda, mas tem sido levada a sério por cientistas na Índia. Até o Exército do país investe em pesquisas sobre ele, pois sua capacidade de sobrevivência poderia ser usada nas situações em que faltam água e alimentos. Em 2003, o neurologista indiano Sudhir Shah liderou o primeiro grande estudo sobre Jani. O grupo contava com 23 médicos, entre eles radiologistas, cirurgiões, patologistas, psiquiatras, cardiologistas e urologistas. Jani foi internado por 10 dias no Hospital Sterling, na cidade de Ahmedabad, com monitoramento absoluto. O quarto tinha porta de vidro e câmeras ligadas 24 horas para garantir que ele não consumiria nada. O banheiro foi lacrado - afinal, Jani também assegurava que não urinava e nem defecava (não mijava, nem cagava).


O eremita aceitou se submeter aos exames desde que não sofresse nenhum procedimento invasivo. Topou para o bem da humanidade, mas sobretudo para o bem dos soldados indianos, já que a pesquisa foi bancada pelo Instituto de Defesa de Fisiologia e Ciências Afins (Dipas). Se os parâmetros médicos piorassem, o estudo seria cancelado imediatamente.Não foi preciso. 

Os resultados das análises clínicas foram normais para um homem da idade do indiano. Todos os sentidos de Jani funcionavam bem. Só foi detectada uma ligeira perda da audição, disse Shah a SUPER. O pulso do indiano permaneceu em 42-46/minuto, como se o corpo entrasse em um processo de hibernação. A pressão arterial ficou em 114/80 mmHg, dentro dos parâmetros normais. O comportamento e a cognição tampouco mostraram alteração. O peso caiu um pouco, mas logo se estabilizou. O ultrassom mostrou que havia acúmulo de urina, só que em poucas horas o volume do líquido diminuía sozinho. De alguma maneira, o xixi era reabsorvido na bexiga. 

Foi uma surpresa para toda a equipe médica, diz Shah. "Não sabemos se o fenômeno pode se dar em outros seres humanos por meio da ioga, que Jani pratica, ou pela engenharia genética." Na época, Shah deixou claro que só confirmou o fenômeno para os 10 dias do estudo. Nada podia dizer, portanto, sobre as décadas de abstinência completa alegadas por Jani. É certo que jejuns são uma prática habitual entre muitos hindus. O líder Mahatma Gandhi, por exemplo, costumava ficar dias sem comer para evocar a resistência não violenta contra os ingleses. Muitos ermitãos garantem que se privam de alimentos por meses. O caso de Jani é mais intrigante: os cientistas realmente comprovaram que ele não ingeriu nada nem foi ao banheiro por 10 dias. E sua saúde continuou 100%. Ainda assim, Shah achou que pouco. E resolveu fazer um novo estudo.

O segundo tira-teima 

Em abril de 2010, Shah e sua equipe voltaram a monitorar Jani no hospital. Desta vez, o eremita ficou 15 dias sem ingerir nada nem ir ao banheiro. O único contato que teve com líquidos foi na hora fazer gargarejos com flúor e tomar banho, isso só a partir do quinto dia de estudo. Resultado: novamente, sua saúde continuou perfeita. Jani inclusive deu uma entrevista coletiva antes de voltar à caverna onde vive. "Estou forte e saudável porque é assim que Deus quer que eu esteja", disse ele aos jornalistas. 

                         

Para Shah, existe de fato algo único no eremita. "Definitivamente, ele tem uma capacidade extra", afirma. "Sabemos que é possível sobreviver sem comida durante alguns dias. Há pessoas que sobrevivem até meses sem comer. No entanto, ficar sem água nem alimento é extremamente difícil, mesmo num período de 3, 5, até 19 dias." Quando uma pessoa fica sem comer absolutamente nada por muitos dias, ela perde seu peso rapidamente. Primeiro, o corpo utiliza as reservas de carboidratos. Depois, queima proteínas e, por fim, as gorduras. O faquir eventual se torna letárgico e irritadiço. Normalmente, com o prolongamento do jejum, o raciocínio e os parâmetros vitais começam a falhar. Num prazo de 8 a 10 semanas nessas condições, segundo Shah, a própria vida fica ameaçada. Sem água, é diferente: a falta de hidratação pode levar à morte em questão de poucos dias. 

Mesmo admitindo uma espécie de superpoder, Shah reconhece que não chegou a nenhuma conclusão sobre o fenômeno de Jani. Estamos longe de saber a chave do enigma. Afinal, como Jani mantém a hidratação sem tomar água? Como seu corpo elimina os resíduos do metabolismo? "A ciência ainda não conhece as respostas corretas para tantas perguntas nessa área", diz Shah. Enquanto Jani viver, porém, novos estudos devem vir por aí para tentar decifrá-lo.

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar

Marcadores

2020 Abell 1689 Acidentes África AIDS Alemanha Alquimia Animais Ano Novo Antártida Anunnakis Aplicativos Internet Grátis Aquecimento Global Argentina Arqueologia Arqueologia Proibida Astronomia Atlântida Austrália Aviação Bizarro Boatos Bomba Boriska Brasil Bruxaria Bulgária Canadá Canibalismo Cavernas China Chupa-Cabra Cidade Fantasma Civilizações Codex Gigas Combustão Espontânea Comunicados e Atualizações Conselho dos Nove Conspirações Contos De Terror Coronavírus Criaturas Croácia Crop Circles Curiosidades Deep Web Dengue Descobertas Desmascarando a Bíblia Dinossauro Documentários Doenças Drogas Druidas Duendes Economia Egito El Dorado Elemento 115 Espiritualidade Esquizofrenia EUA Fantasmas Filmes Fim Do Mundo Física Fobias Fractais Geologia Gigantes Grande Grimório Gravidez Guerras HAARP Hacker Halloween Hipnose História Holanda Ilha De Páscoa Illuminatis Ilusão de óptica Indonésia Inglaterra Internet Grátis Inutilidades Invenções Irã Israel Itália Japão Kryptos Lago Vostok Lao Tsé Lemúria Lendas Linhas de Ley Listas Livros Lobisomem Lua Lugares Assombrados Maconha Magia Magia Negra Marte Massacre Medicina Meditação Melhores Posts Melquisedec Memória Akáshica Merlin Meteorologia México Missing Time Mistérios Mitologia MKUltra Monstros Marinhos Mundo Música Natal Natureza Navio Fantasma Nazismo Nibiru Notícias Nova Zelândia Origens Os Mundos Habitados Paleontologia Paquistão Paranormal Páscoa Peru Pirâmides Polônia Popocatépetl Postagens do Facebook e Twitter Psiphon Religião Rússia Saturno Sexta-Feira 13 Sobrenatural Sociedades Secretas Sol Sonho Lúcido Stonehenge Tags Tatuagens Tecnologia Teorias Terra Terra Oca TOC Triângulo das Bermudas Ufologia Viagem Temporal Vídeos Vimanas Xamanismo