1 de dezembro de 2021

Cientistas Criam Câmera do Tamanho de Um Grão de Sal Grosso

 


Parece até coisa de filme de espionagem, mas cientistas desenvolveram uma câmera do tamanho de um grão de sal grosso. E não é um equipamento simples: a tecnologia é capaz de produzir imagens nítidas e coloridas com a mesma qualidade de uma lente 500 mil vezes maior em volume.

A invenção surpreendente foi divulgada nesta segunda-feira (29), no periódico científico Nature Communications. Criada por pesquisadores norte-americanos das universidades de Princeton e da Washington, a câmera evita que as imagens saiam distorcidas, problema que ocorre com outras minicâmeras de campos de visão mais limitados.

Graças ao seu hardware e processamento computacional, o aparelho pode ser aplicado na medicina ao permitir endoscopias minimamente invasivas em conjunto com robôs, por exemplo. Um conjunto de milhares dessas câmeras poderia também ser instalado para detectar uma cena mais abrangente, transformando uma superfície cheia das minicâmeras em uma câmera maior.

O funcionamento dela é muito diferente das câmeras convencionais, que utilizam lentes de vidro ou plástico para direcionar os raios de luz para um foco. Em vez disso, o microequipamento usa as chamadas metassuperfícies, feitas de nitreto de silício. Elas têm meio milímetro de largura e são compostas por 1,6 milhão de pinos cilíndricos, cada um mais ou menos do tamanho do vírus HIV.

Resultados de imagens experimentais durante o desenvolvimento da câmera com tamanho de grão de sal grosso (Foto: Felix Heide et.al )


Os pinos operam como antenas ópticas e cada um tem design único para fornecer os sinais certos. As interações deles com a luz dependem de algoritmos baseados em aprendizado de máquina. O resultado são imagens com o campo de visão mais amplo já desenvolvido em uma câmera de metassuperfície colorida.

A combinação entre o design da superfície óptica da minicâmera e os algoritmos aumenta o seu desempenho na luz natural, fazendo com que ela saia na frente de outras câmeras anteriores de metassuperfície, que exigem laser de laboratório ou condições específicas para fabricar imagens de alta qualidade.

Para testar o invento, os pesquisadores compararam imagens produzidas pela câmera com outras feitas por aparelhos convencionais ou de metassuperfície. A qualidade não só se igualou à das máquinas normais como superou a dos equipamentos da mesma categoria, que tiveram distorções de imagem e dificuldade de capturar todo o espectro da luz visível (RGB, que combina vermelho, verde e azul).

Para Ethan Tseng, um dos líderes do estudo, foi um desafio desenvolver o invento e capturar essas imagens RGB, dado que existem milhões de microestruturas em jogo. Para encarar a missão, os cientistas fizeram uma simulação que testou de modo automatizado as várias configurações das nanoantenas do invento. 

Agora, os pesquisadores estão trabalhando para otimizar cada vez mais a imagem da câmera. Eles também querem dar mais habilidades ao pequeno aparelho, como detectar objetos e ajudar na área da robótica.

Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar

Marcadores

2020 Abell 1689 Acidentes África AIDS Alemanha Alquimia Animais Ano Novo Antártida Anunnakis Aplicativos Internet Grátis Aquecimento Global Argentina Arqueologia Arqueologia Proibida Astronomia Atlântida Austrália Aviação Bizarro Boatos Bomba Boriska Brasil Bruxaria Bulgária Canadá Canibalismo Cavernas China Chupa-Cabra Cidade Fantasma Civilizações Codex Gigas Combustão Espontânea Comunicados e Atualizações Conselho dos Nove Conspirações Contos De Terror Coronavírus Criaturas Croácia Crop Circles Curiosidades Deep Web Dengue Descobertas Desmascarando a Bíblia Dinossauro Documentários Doenças Drogas Druidas Duendes Economia Egito El Dorado Elemento 115 Espiritualidade Esquizofrenia EUA Fantasmas Filmes Fim Do Mundo Física Fobias Fractais Geologia Gigantes Grande Grimório Gravidez Guerras HAARP Hacker Halloween Hipnose História Holanda Ilha De Páscoa Illuminatis Ilusão de óptica Indonésia Inglaterra Internet Grátis Inutilidades Invenções Irã Israel Itália Japão Kryptos Lago Vostok Lao Tsé Lemúria Lendas Linhas de Ley Listas Livros Lobisomem Lua Lugares Assombrados Maconha Magia Magia Negra Marte Massacre Medicina Meditação Melhores Posts Melquisedec Memória Akáshica Merlin Meteorologia México Missing Time Mistérios Mitologia MKUltra Monstros Marinhos Mundo Música Natal Natureza Navio Fantasma Nazismo Nibiru Notícias Nova Zelândia Origens Os Mundos Habitados Paleontologia Paquistão Paranormal Páscoa Peru Pirâmides Polônia Popocatépetl Postagens do Facebook e Twitter Psiphon Religião Rússia Saturno Sexta-Feira 13 Sobrenatural Sociedades Secretas Sol Sonho Lúcido Stonehenge Tags Tatuagens Tecnologia Teorias Terra Terra Oca TOC Triângulo das Bermudas Ufologia Viagem Temporal Vídeos Vimanas Xamanismo